BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

YELLOWSTONE

YELLOWSTONE


          Existem cinco cidades diferentes que dão acesso ao parque: West Yellowstone, Gardiner, Cooke City, Cody e Jackson Hole. As três primeiras são mais bem localizadas. Na época em que vamos viajar, no verão, todas as estradas estarão abertas 24h.

            O passe de entrada no parque de Yellowstone custa U$ 30,00 por veículo não comercial e é válido por 7 dias, caso optemos por comprar o passe do Grand Teton junto, ambos saem por U$ 50,00.      



            O Yellowstone foi considerado patrimônio mundial da UNESCO. Ele foi o primeiro parque nacional do mundo, criado em 1872 para preservar a enorme quantidade de geysers, fontes termais e outras áreas termais também, bem como a incrível quantidade de vida selvagem e beleza impressionante da área. A maior parte do parque fica em Wyoming, mas também ocupa parte dos estados do Idaho e Montana.

DICA: Não há o que comprar, comer ou sequer beber, fora do posto central do parque. Deve-se prevenir, pois a necessidade de água é grande. Banheiros, somente no posto, também.

            Podemos parar para tomar café da manhã em Virginia City, MT, uma cidade fantasma muito bonita, a dica é comer no Star Bakery Restaurant (1576 US Highway 287, Virginia City, MT, 59755) ou no Virginia City Café (212 W Wallace St, Virginia City, MT, 59755) e tomar um sorvete caseiro no Virginia City Creamery (205 West Wallace Street, Virginai City, MT, 59729).

            O Lower Loop Tour, como o nome já sugere cobre atrações do Lower Loop, ou seja, as atrações da porção sul do parque que incluem algumas das atrações geotermais mais interessantes do parque.

            O Upper Loop Tour parte do Lake Village, e do Canyon Lodge e percorre o Upper Loop porção norte do parque. Neste passeio entre as principais atrações temos Yellowstone Lower e Upper Falls, Dunraven Pass, Mammoth Hotsprings entre outras atrações incríveis.

            O Grand Loop Tour parte de Gardiner e do Mammoth Hot Springs Hotel e percorre todo o parque num dia. Certamente bastante corrido, mas para quem tem pouco tempo como nós pode vir a ser uma boa opção.

            As opções gastronômicas de Yellowstone são limitadas e estão disponíveis basicamente nos hóteis/lodges administrados pela Xanterra Resorts. Ao todo existem 17 opções de restaurantes, delis, cafeterias para você escolher desde um Snack até um jantar ou buffet completo.

DICA: A melhor opção é o Lake Lodge Cafeteria.

OBS: Embora muitos animais do parque estejam habituados a ver seres humanos, a fauna local parece pacífica mas continua sendo selvagem e não deve ser alimentada ou perturbada. Recomenda-se ficar a pelo menos 100 metros de distância de ursos e 25 metros de qualquer outro animal selvagem. Bisões, alces, ursos e lobos são particularmente perigosos e podem atacar se se sentirem ameaçados.

OBS: Não é permitido coletar pedras, plantas, flores ou qualquer outra coisa que estiver dentro dos limites do parque nacional. Tal atitude é considerada crime.

OBS: Na entrada do parque o NPS fornece um mapa completo do parque com as principais informações básicas do parque. Informações atualizadas sobre temperaturas, horários de nascer e pôr do sol, atividades nos visitors centers, periodicidade de erupção dos Geysers mais famosos e outras dicas são fornecidas em qualquer Ranger Station.

DICA: Aglomerado de carros, luzes de freio freneticamente acionadas, carros parados sobre a pista de rolamento, pode preparar a câmera que tem animal selvagem na área.

            Devemos começar pela entrada oeste do parque (West Yellowstone).
DICA: Grizzly & Wolf Discovery Center é um parque em que se pode ver ursos e lobos (201 South Canyon, West Yellowstone, MT, 59758 - 8:30am às 6:00pm – U$ 11,50 adulto, U$ 6,50 crianças de 5 a 12 anos e menores de 5 grátis)

            Seguir pela US -191 até a seu entroncamento, onde devemos dobrar a direita na Grand Loop, até a Grand Prismatic Spring uma das atrações mais conhecidas do parque que é uma impressionante lagoa de água azul com tons de amarelo e laranja na terra à sua volta. O visitante pode andar em cima de um deque que atravessa essa “piscina quente” natural, que é bem colorida.
OBS: Tem uma trilha a partir dela que proporciona uma vista de cima.      

            Seguir para a atração mais famosa do parque o Old Faithful. Provavelmente o gêiser mais famoso do mundo, com grandes erupções que ocorrem, na média, a cada hora e meia. Apesar da reputação de que as suas erupções têm de ser muito regulares, o tempo entre cada erupção tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Os guardas-florestais conseguem prever as erupções do gêiser com uma margem de erro de 10 minutos, desde que se saiba a duração da erupção anterior.

Nessa área existem diversas opções de comida, banheiros, lojinhas.

            Conhecer o Old Faithful Education Center que tem uma ótima exposição de como se formam os gêiseres, além de encontrar o horário previsto da próxima erupção.

            O Old Faithful Inn é um hotel muito turístico construído em 1904 com toras de madeira da região. É considerado o maior do mundo com essa estrutura. Vê-lo por dentro é impressionante. No piso de cima, há bancos com vista para o gêiser de Old Faithful. É um bom lugar para retomar o fôlego e apreciar o parque. Não devemos deixar de entrar para conhecer o saguão, com sua lareira imponente.

            Pegar a trilha a partir da área do Old Faithful e seguir para conhecer o Upper Geyser Basin, no caminho passaremos por vários outros gêiseres, cada um mais deslumbrante do que o outro.

            Continuar na estrada até o West Thumb Basin um conjunto de “piscinas” naturais multicoloridas com água fervente que chega a 94º. A cor da água vem da grande quantidade de bactérias, algas e outros microorganismos que adoram alta temperatura e vivem por lá.

            Continuar pela US-20 (Grand Loop Road) circundando o Lake Yellowstone e suas águas geladas (aqui é um bom ponto para piquenique) até uma bifurcação em que devemos continuar na Grand Loop para chegarmos ao Mud Volcano que mais parece um pote cheio de lama quente, borbulhando, com um forte cheiro de enxofre.

            Na verdade, o Mud Volcano é uma fonte termal ácida que tem tão pouca água que, quando ela chega à superfície, vira vapor. O ácido e os micro-organismos decompõem a rocha, que se transforma em argila e lama.

            Seguir para o Hayden Valley, um lugar incrível com muitos bisões, cervos e patos. Uma das paisagens mais bonitas do parque.

DICA: No início da manhã ou final da tarde é mais fácil avistar animais.

            Continuar na estrada até pegar a S Rim Drive até chegar ao Uncle´s Tom´s Point onde devemos estacionar o carro e fazer a trilha Uncle Tom´s Trail para ver a Lower Falls of the Yellowstone, depois sehuir pela S Rim Trail para ver a Upper Falls View.

            Continuar na estrada até o estacionamento do Artist Point (vista incrível) e aproveitar para conhecer o Grand Canyon of Yellowstone que é uma paisagem de tirar o fôlego. São 32km de um vale profundo, com encostas que chegam a mais de 350m de altura.

            Retornar para a Grand Loop Road e pegar a N Rim Drive para parar no Lookout Point, Grand View e Inspiration Point. Seguir pela N Rim Drive até o Canyon Visitor Center.

            Continuar pela Grand Loop Road onde mais à frente avistaremos o Mt Washburn que pode ser acessado por uma trilha a partir do estacionamento do Dunraven Pass.

            Continuar pela Grand Loop Road e, logo após o Roosevelt Lodge (aqui tem um posto de combustível) pegar a NE Entrance Road até o Lamar Valley que é um pasto onde tem uma grande concentração de bisões. A estrada é por si só maravilhosa.

            Retornar pela NE Entrance Road até chegar de novo à Grand Loop Road, onde iremos até a Mammoth Hot Springs que é uma formação rochosa diferentes das outras encontradas ao longo do parque, lembrando uma cachoeira petrificada. A Mammoth Hot Springs foi formada pela água quente que, quando passava pelo calcário, ia dissolvendo a rocha. Como resultado, um mineral branco é depositado na superfície. Como a quantidade de água varia, pode ser que de um dia para o outro a formação tenha mudado de formato.

            Seguindo pela N Entrance Road chega-se ao Boiling River que é um pequeno rio e um dos poucos locais do parque onde se pode tomar banho em água naturalmente aquecida. Costuma ficar cheio de gente.

OBS: Podemos dispensá-lo se estiver tarde.

            A partir de Mammoth Hot Spring pegar a US-89 (Grand Loop Road) em sentido sul até o Norris Geyser Basin que é uma das muitas espetaculares áreas termais do parque, onde fica o Steamboat Geyser (Géiser do Barco a Vapor), o maior gêiser do mundo, que pode esguichar água a mais de 90 metros de altura quando entra em erupção. A área de Norris é a mais quente, ácida e variável do parque.

            Se ainda tivermos tempo daqui parte a Norris Canyon Road que se bifurca e a estrada da direita leva até a Virginia Casacade que é uma impressionante queda d’água de 18 metros de altura a partir do Rio Gibbon.

            Retornar para o nosso hotel.

DICA: Na diária do nosso hotel está incluso bebidas e comidinhas ao redor da lareira, além de outras amenidades como piscina aquecida, sinuca, filmes em sofás espalhados na área de cinema. Existem também alguns restaurantes no hotel, mas se nada nos agradar a dica e ir comer algo na cidade de Driggs, a que fica mais próxima e que tem uma estrutura boa.


           
DICA: Tem postos de combustível nos seguintes pontos:


  • Canyon (primavera até outubro)
  • Fishing Bridge (maio até setembro)
  • Grant Village (maio até setembro)
  • Mammoth (maio até outubro)
  • Old Faithful (final de abril até outubro)
  • Tower Junction (junho até setembro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário