BLOG SOBRE VIAGENS, SOBRETUDO EM FAMÍLIA....

Pesquisar

DEVIL'S TOWER - A TORRE DO DIABO

          Quando estava fazendo o roteiro surgiu a ideia de visitar o Devil´s Tower. Nas nossas viagens sempre gostamos de conhecer lugares pitorescos e esse estava no nosso top 10 de coisas a conhecer. Embora ele seja bastante desconhecido para a maioria dos brasileiros, ele já foi cenário do filme Contatos Imediatos de 3º Grau, de Steven Spielberg, de 1977.

         O Devil´s Tower é um destino especialmente querido pelos amantes de motos, é comum nos depararmos com um grupo e suas Harley Davidsons. O que me impressionou é que a maioria dos motoqueiros são pessoas idosas, os americanos curtem bastante suas aposentadoria viajando pelos EUA, uma pena que isso não seja comum no Brasil.

        Como a distância entre o nosso hotel e o destino final em Dickinson (1.200km) era muito grande, acordamos bem cedo e seguimos para a estrada. Deviam ser cerca de 4:00am, mas o viajante que madruga sempre é recompensado, nesse dia fomos presenteados com um belíssimo espetáculo do nascer do sol no Grand Teton, um dos mais belos parques nacionais dos EUA.

                                              





            Paramos em um View Point e ficamos lá apenas contemplando o nascer do Sol, estava um frio de rachar e ao nosso lado uma família fazia um café da manhã improvisado na carroceria do carro deles, bacons e ovos eram fritos em uma churrasqueira. Era uma cena tão pitoresca e singela para mim que prometi um dia repetir com toda a minha família.

             Infelizmente como nosso percurso era longo, tivemos que nos despedirmos do Grand Teton com a certeza e a promessa de que retornaríamos em breve.







           


     

           Agora o sol já era nosso companheiro de viagem.

    

        O Devil´s Tower impressiona e sobe dramaticamente a 386 metros acima da área a ser redor (1559 metros acima do nível do mar). A largura também impressiona: 305 metros. A torre – cuja área total é de 1,5 hectares – é uma formação vulcânica que surgiu a cerca de 50 milhões de anos atrás, quando o magma derretido entrou em contato cp, rochas sedimentares acima dele e esfriou-se em colunas hexagonais (facilmente percebidas na torre). Milhões de anos passaram-se e a erosão expôs a torre.

        Embora exista uma explicação geológica para o Devil´s Tower, quando nos deparamos com aquele torre em um descampado nada faz muito sentido. De longe já é possível avistá-la já que o terreno em volta é muito plano.



            Existe uma antiga lenda indígena que tenta explicar a aparição do Devil´s Tower, de acordo com ela o local é conhecido como “Bear Lodge” ou “A Casa do Urso” e é considerado sagrado para várias culturas. Diz a lenda que 8 irmãos estavam brincando na região, 7 meninas e 1 menino. De repente, o menino virou urso e as irmãs ficaram aterrorizadas e começaram a correr – e o urso/irmão correu atrás delas. Elas então subiram em um toco de árvore e pediram proteção, a árvore falou com elas e começou a crescer até o céu (formando a torre) e as 7 irmãs viraram estrelas de Plêiades (também conhecidas como 7 irmãs ou M45). As ranhuras da grande torre surgiram, pois, o urso arranhou toda a árvore, tentando subir para pegá-las. Na trilha ao redor da torre há várias oferendas indígenas espalhadas.

            O Centro de Visitantes Devil´s Tower Natural History Association Bookstore fica aberto de 9:00am às 4:00pm, o ingresso é U$ 10,00 por carro por 7 dias. Paramos lá, pegamos um mapas, fomos ao banheiro e seguimos para o Devil´s Tower.




                Essas pedras abaixo são pedaços do Devil´s Tower, que sofreram desgaste natural e erosão. Nesse dia tinha um grupo fazendo alpinismo.



             Resolvemos fazer a trilha que circunda o monumento, não tínhamos noção do quão longa era ela. Não recomendo para quem não tem condicionamento físico ou problemas de locomoção, mas ela é muito bonita.

             No Devil´s Tower tem ainda um local repleto de cães de padraria, paramos para bater fotos e seguimos para o nosso hotel para encerrar esse dia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário