Roteiro – Montevideo
1 DIA
1. PLAZA CAGANCHA
End: Avenida 18 de Julio, uma das áreas mais nobres da cidade
Horário: 24h, todos os dias
Entrada: Gratuita
Inaugurada em 7 de fevereiro de 1840, está localizada bem no coração de Montevidéu (conhecida também como Plaza Liberdad). O 1º monumento público da cidade foi construído nela, a Columma de La Paz, que simboliza o pacto entre os partidos políticos da época de sua fundação. Aproveite esse lugar e tire boas fotos, pois os edifícios mais “hermosos” de Montevidéu estão aqui.
2. PALÁCIO DE LOS TRIBUNALES
End: Calle San Jose X Calle Paraguay (na Plaza Cagancha)
Horário -
Entrada: Gratuita
Nesse prédio ficam todos os juizados cíveis do Uruguai e também o Centro dos Estudos Jurídicos do país. O local foi todo restaurado em 2007, foram gastos mais U$ 3mm nessa obra e fica bem em frente a Suprema Corte do Uruguai.
3. PALÁCIO PIRÍA (ATUAL SUPREMA CORTE)
End: Calle Gutiérrez Ruiz, 1320 (ao lado do Palácio de los Tribunais na Plaza Cagancha)
Horário:
Entrada: Gratuita
Situado na “Pasaje de los derechos humanos” na Plaza Cagancha, hoje é a sede da Suprema Corte de Justiça do Uruguai. O palácio é um dos monumentos arquitetônicos mais destacados da cidade. Construído em 1917 por Francisco Píria, o estilo da construção relembra a linguagem eclesiástica da época, com finos toques da arquitetura francesa, do arquiteto Camilo Gardelle. “El Señor Píria” (1847-1933), um rico empresário e fundador da cidade de Piriápolis (linda cidade, bem próximo a Punta Del Este), gostaria que esse palácio fosse a sua morada. Como Píria era alquimista, a “casa” possui numerosas representações simbólicas na sua decoração. Se você pretende visitar o palácio é bom ir de calça, por se tratar de um prédio federal não pode entrar de “pantalones cortos”.
4. MUSEU PEDAGÓGICO JOSÉ PEDRO VARELA
End: Plaza Cagancha, 1175
Horário: 9h-19h Seg/Sex
Entrada: Gratuita
O Museu tem o nome do sociólogo que no século 20 reformou o sistema educacional no país. No local é possível rever muitas coisas antigas utilizada para punir alunos (nada educativos) e uma boa biblioteca. O lugar é muito bem preservado, bonito e organizado.
5. MERCADO DE LOS ARTESANOS
End: Plaza Cagancha, 1365
Horário: 10h-21h Seg/Sab
Entrada: Gratuita
Aqui é um excelente lugar para você comprar artesanatos de boa qualidade e grande variedade. Localizado em um antigo prédio, que foi recentemente reformado, preserva a arquitetura do antigo lugar. No local também é possível encontrar vários cursos (veja agenda no site do mercado) e na parte superior existem também alguns barzinhos e restaurantes, onde é possível comer e beber sem gastar muito. Nos finais de semana (sex e sab) é um bom lugar para tomar uma bebida antes de sair pela cidade e rola uma boa musica ao vivo!
6. PLAZA FABINI (PLAZA DEL ENTREVERO)
End: Av. 18 de Julio entre as Calles Julio Herrera y Obes e Rio Negro
Horário: 24h todos os dias
Entrada: Gratuita
Essa é uma boa parada para quem vem caminhando pela Av 18 de Julio desde a Plaza Cagancha (500m). Pare, sente em um dos bancos e observe o movimento em volta, é bem legal. Quem assina pelo local é o engenheiro Juan Fabini (inaugurada em 1967), no seu centro um lindo chafariz com o monumento de Entrevero de José Belloni. Se você passar por aqui no sábado (a partir das 18h30), verá shows de tango e outras atrações.
7. MUSEU LA MONEDA Y DEL GAUCHO (PALÁCIO HEBER)
End: Av. 18 de Julio, 998 (em frente a Plaza Fabini)
Horário: Seg/Sex 9:30h-12h e 13h:30-18h, Sab/Dom 16h/19h
Entrada: Gratuita
Os museus pertencem ao Banco de La Repúbica Oriental Del Uruguay, ambos localizados na Av. 18 de Julio, são muito bonitos vale muito a pena conhecer. Por lá é possível encontrar vestimentas de época, muitas obras de arte e um grande acervo de moedas datadas desde 1840. O local também é conhecido como Palácio Heber, construído em 1897.
8. PALÁCIO SALVO
End: Av. 18 de Julio X Plaza Independencia
Horário: 24h, todos os dias
Entrada: Não é permitida
Atualmente é um prédio de moradias. Desenhado pelo arquiteto Mario Palanti, foi inaugurado em 1928 e por muito tempo foi considerado o prédio mais alto da cidade, com 95 metros e 27 andares. O prédio é emblemático e foi muito criticado pelos arquitetos da época. Tirar boas fotos, esse é um dos cartões postais da cidade!
9. PLAZA INDEPENDENCIA
End: Av. 18 de Julio
Horário: 24h, todos os dias
Entrada: Gratuita
A maior praça da cidade está localizada na região mais histórica da cidade, a Ciudad Vieja. Foi fundada em 1836, ao seu redor é possível encontrar diversos prédios históricos e do governo. No centro da praça o imponente monumento ao político e militar General Jose Gervasio Artigas. Bom lembrar que por ser a maior praça da cidade existem muitos pedintes por aqui e ter atenção aos seus pertencer é sempre importante.
10. MAUSOLÉU JOSÉ GERVASIO ARTIGAS
End: Subsolo da Plaza Independencia
Horário: Seg 12h-18h Ter/Dom 10h-18h
Entrada: Gratuita
No subsolo da Plaza Independencia está o mausoléu onde descansam os restos mortais do General José Gervasio Artigas (1764–1850). Sua participação na história começa em 1810 quando passou a defender os “orientais”, moradores da margem oriental do Rio Uruguai. Participou da Revolução oriental contra o Governo Hispânico Conservador, em 1811 comandou as tropas na Batalha de San Jose e a formação da Liga Federal e passou a ser chamado de “protetor dos povos livres”. A história de exílio no Paraguai não o permitiu voltar nunca mais ao seu país e seu nome aparece hoje em diversas ruas de diferentes cidades do Uruguai.
11. MUSEO DE LA CASA DE GOBIERNO
End: Plaza Independencia
Horário: 10h-17h, Todos os dias
Entrada: Gratuita
Um dos prédios que vai chamar bastante atenção é o do Museu de La Casa de Gobieno, datado de 1880. O local é muito bem organizado e a qualidade de suas obras expostas chamam atenção de todos. O prédio foi sede da Presidência da Republica até 1985 e sem dúvida deve fazer parte de seu roteiro.
12. A PUERTA DE LA CIUDADELA
End: Plaza Independencia
Horário: 24h, todos os dias
Entrada: Gratuita
Essa é a “porta” de entrada para a Ciudad Vieja, o rico centro histórico da cidade de Montevideo. Começou a ser erguido em 1742, serviu como fortificação para proteger a colônia espanhola dos ataques portugueses, nesse período a cidade era cercada por uma muralha.
13. TEATRO SOLIS
End: Calle Reconquista X Calle Bartolomé Mitre (uma quadra da Plaza Independencia)
Horário: Visitas Guiadas Ter e Qui 16h/ Qua/Sex e Dom 11h 12h e 16h/ Sab 11h, 12h, 13h,k 16h
Entrada: Qua 16h é gratuito em espanhol/ os demais dias em espanhol UYU $ 20,00 – português/inglês UYU $ 40,00 (R$ 4,00)
Esse é o principal teatro do país, foi fundado em 1856 e é palco dos melhores espetáculos em turnê para America do Sul. Sua construção e reformas ao longo dos anos marcaram a história do Uruguai, por isso não devemos deixar de conhecer e entender a história de um país contada através da cultura. Pelo menos bater uma foto.
14. PEATONAL BABACAY
End: Entre Peatonal Sarandy e Calle Buenos Aires (linha azul no mapa)
Uma pequena rua localizada em frente ao Teatro Solis faz bastante sucesso nessa região da Ciudad Vieja. Local excelente para comer, tomar um café ou curtir uma noite ao estilo clássico uruguaio. Paralela a essa Peatonal é possível tomar uma boa cerveja no The Shannon Iris Pub (Calle Bartolomé Mitre, 1318 ). Se estivermos seguindo esse roteiro passo a passo e começarmos logo cedinho da manhã iremos chegar por aqui no horário do almoço.
15. PEATONAL SARANDI
End: Principal rua que corta a Ciudad Vieja (ínicio no Puerta de La Ciudadela) (linha vermelha no mapa)
Horário: muito bom para almoço e uma noite ao estilo uruguaio
Entrada: Gratuita
Essa é outra boa opção para comer bem e curtir uma noite. Passando por aqui não deixe de conhecer a Sorveteria Freddo com seu delicioso sorvete italiano, muito conhecido também em Buenos Aires.
16. MUSEU TORRES GARCIA
End: Calle Peatonal Sarandi, 683 (logo após a Puerta de La Ciudadela)
Horário: 9h30-20h, Seg/Sex 10h-18h Sab
Entrada: Gratuita
Acervo do artista Plastico Joaquim Torres García (1874-1949), que foi criado em Barcelona e influenciado pela cultura catalã. O museu apresenta também exposições temporárias de artistas uruguaios.
17. CABILDO/MUSEO Y ARCHIVO HISTÓRICO MUNICIPAL
End: Calle Juan Carlos Gómez, 1362 (em frente a Plaza de La Constituición)
Horário: Ter/Sex e Dom 12h-17h, Sab 11:30-16:30
Entrada: Gratuita
Mais uma das lindas construções existentes nessa região, um prédio colonial de 1808. Era um dos locais onde aconteciam as reuniões políticas decisivas, foi também palco do juramento da Constituição de 18 de Julho de 1830.
18. PLAZA DE LA CONSTIUICÍON OU PLAZA MATRIZ
End. Entre as Calles Sarandí, Ituzaingó, Rincón, Juan Carlos Gómez
Horário: 24h, todos os dias
Entrada: Gratuita
Essa era a maior Praça da Ciudad Vieja. Foi palco de muitas manifestações e celebrações, civis e militares da época, até touradas aconteciam por aqui. Após a independência em 1825 e a criação do layout da nova cidade, começou a perder sua exclusividade e seu glamour, conforme relatam os arquivos da cidade. É também chamada como Plaza Matriz, pois em um dos seus lados está a Iglesia Matriz da cidade.
19. IGLESIA MATRIZ
End: Plaza de La Constituicíon
Entrada: Gratuita
Igreja fundada em 1799. Sem dúvida uma bela igreja com suas formas neoclássicas do final do século XVIII. Segundo informações, em algumas missas existem apresentações de canto gregoriano.
20. CLUB URUGUAY
End: Plaza de La Constituicíon X Peatonal Sarandi
Mais um exemplo da diferenciada arquitetura uruguaia, eu sou suspeito em falar desse prédio, sua fachada é muito bonita. Não tenho informações se é possível visitas. Aproveitar e tirar boas fotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário